Área Ciêntifica
Estratégias de Avaliação

Os diferentes momentos e formas de avaliação têm um papel decisivo na aprendizagem, muito para além de uma certificação final. Orientam o esforço dos estudantes, consolidam as aprendizagens e dão sentido às metas de ensino.
Avaliar bem é, por isso, uma das responsabilidades mais exigentes da docência no ensino superior, assente em critérios claros, coerência pedagógica e adequação ao contexto.
Este programa propõe uma abordagem prática e reflexiva às estratégias de avaliação, combinando fundamentos teóricos com aplicação em contextos reais de ensino. Ao longo de quatro missões, os participantes serão desafiados a desenvolver uma visão pessoal e fundamentada da avaliação, explorar diferentes instrumentos e metodologias, integrar a inteligência artificial generativa de forma crítica e responsável, e construir um plano de avaliação coerente com os objetivos de aprendizagem e os princípios de equidade, fiabilidade e ética.
Mais do que oferecer respostas feitas, este programa convida a pensar a avaliação como uma prática exigente, situada e em evolução.
O aproveitamento neste programa de formação habilita os participantes a:
- Descrever as diferentes perspetivas de abordagem da avaliação num contexto de ensino-aprendizagem, avaliá-las criticamente e adotar uma visão pessoal sobre as mesmas.
- Combinar diferentes instrumentos, ocasiões e agentes para desenvolver abordagens de avaliação eficazes e ajustadas aos objetivos de aprendizagem dos alunos.
- Enquadrar o uso da IA generativa pelos alunos em atividades de avaliação por meio de métodos e instrumentos que não só neutralizam o seu uso fraudulento como potenciam aprendizagens.
- Utilizar a IA generativa para melhorar as próprias eficiência e eficácia como avaliador.
- Identificar e cumprir princípios éticos aplicáveis na avaliação, nomeadamente com respeito ao uso da IA generativa.
- Planear e calendarizar um programa de avaliação para um curso semestral combinando os diferentes instrumentos e técnicas de avaliação multidimensional abordados até ao momento.
Elaborar um plano de desenvolvimento pessoal enquanto educador agente de avaliação.
Programa em regime totalmente remoto, com a duração de 4 semanas, estruturado em 4 missões sucessivas organizadas segundo o modelo da aula invertida para ilustrar a aplicação do mesmo, e articulando momentos de análise conceptual, aplicação prática e desenvolvimento pessoal, numa lógica de progressão contínua.
As missões são orientadas por objetivos, isto é, incluem um programa inicial de atividades a realizar em modo assíncrono que termina com a entrega de um trabalho relacionado com o tema da missão e imediatamente aplicável no contexto de cada participante.
De acordo com o modelo da aula invertida o final de cada missão inclui uma sessão síncrona online com a duração de cerca de 2 horas para apresentação e discussão dos trabalhos, aprofundamento dos temas estudados e esclarecimento de questões.
Docentes do ensino superior
MÓDULOS
Missão 1: Fundamentos: para que serve a avaliação?
Conceitos fundamentais: avaliação sumativa e formativa, diagnóstica, embutida. A avaliação das aprendizagens nas perspetivas individual e organizacional. Tipos de aprendizagem e formas de avaliação.
Missão 2: Abordagens, instrumentos e agentes
A avaliação no contexto das metodologias ativas e participativas. Importância dos objetivos de aprendizagem na avaliação. Inventário e discussão crítica de diferentes instrumentos. Intervenientes na avaliação. Objetividade, fiabilidade e equidade: dificuldades e abordagens.
Missão 3: Oportunidades e ameaças da IA generativa
Lidar com a inteligência artificial generativa (IAG) na avaliação: desafios, estratégias de restrição vs. estratégias de utilização. IAG, criatividade e pensamento crítico. A IAG como ferramenta do avaliador: potencialidades, limites, transparência.
Missão 4: Planear a avaliação: objetivos e momentos
Vieses e heurísticas e imparcialidade da avaliação. Princípios gerais de uma avaliação eticamente responsável (em particular em caso de recurso à IAG). Técnicas de repetição e interpolação de avaliações usadas para reforçar as aprendizagens. Estrutura de um plano integrado de avaliação ao longo de um semestre letivo.